Um pouco de História do Clube Académico da Feira

O clube foi fundado 29 de Março de 1972 no lugar do Montinho, na então Vila da Feira, por António Santos, Rufino Ribeiro, Américo Silva, Fernando Sousa, Agostinho Pinho, Armando Valente “Sobreiro”, David Ferreira, Carlos Fonseca, Manuel Giesteira, José Valente “Betinho”, Domingos Oliveira e Manuel “Brasileiro”, com a designação de Texas Futebol Clube. O nome deriva da proximidade com o antigo Café Texas, que era propriedade de Joaquim Pais, por ter sido local de abrigo dos fundadores e dos atletas em dias mais frios e chuvosos.

As primeiras reuniões do clube tiveram lugar junto ao muro do antigo Grémio da Lavoura, hoje Cooperativa Agrícola, no lugar do Montinho. A primeira sede do clube situou-se na Rua Comendador Sá Couto.

No início foi proposto a cor branca para as camisolas e para os calções, sendo assim aprovado o primeiro equipamento do clube.

A primeira competição em que o clube participou foi o 1º Torneio de Futebol Amador dos Padres Passionistas, na Cruz, Vila da Feira, em 1974, torneio que venceu. Os jogadores que participaram neste Torneio dos Passionistas foram os seguintes: Manuel Giesteira “Castelhano”, Aníbal “Charuto”, Artur “Chaves”, Armando “Sobreiro”, Agostinho Pinho “Poeira”, Manuel “Brasileiro”, David Cruz, José Valente “Betinho”, Quim “Ramalho”, Américo “Carão”, António Teixeira, Flávio Teixeira, Carlos Fonseca, Fernando “Quintino” e Artur “Toninha”. O primeiro treinador da equipa de futebol do clube foi Artur Rocha.

No Torneio do C.D. Tarei, em 1975, foi adotado o novo equipamento, a cor preta para as camisolas, mantendo-se a cor branca para os calções.

Em 1976 no Torneio de Futebol Amador do C.D. Feirense, o Texas adoptou definitivamente para equipamento principal a cor amarela para as camisolas e a cor verde para os calções. Manteve, no entanto, para equipamento alternativo as camisolas de cor preta e os calções de cor branca.

Nesta altura o Texas adoptou para emblema “O Cavalo a Dominar a Bola”. O Cavalo representa a nobreza, lealdade, agilidade e a força. O emblema foi da autoria de António José Lima “Pisco”.

Em 1980 o clube inscreveu-se pela primeira vez no Campeonato Distrital de Futebol do Inatel, sagrando-se logo Campeão Distrital em 1980/81, repetindo o feito na época seguinte de 1981/82. O clube competiu em representação da Casa do Povo da Feira. O primeiro jogo oficial do clube a contar para o campeonato do Inatel realizou-se em Novembro de 1980 em Pedorido, Castelo de Paiva, em que o Texas empatou a três golos com a equipa do Raiva. O clube no primeiro ano do Distrital venceu também a Taça de Disciplina.

Ainda em futebol amador o clube teve 2 participações no Campeonato Nacional do Inatel em 1980/81 e 1981/82. Foi finalista da Zona Norte na época de 1980/81. A equipa de futebol amador participou durante 25 anos nos Campeonatos Distritais do Inatel de Aveiro, na 1ª Divisão e na 2ª Divisão, de 1980/81 até 2004/05. A equipa de futebol no início utilizava principalmente o Campo dos Padres Passionistas no lugar da Cruz na Vila da Feira e posteriormente também utilizou o Campo do Tarei, o Campo do Mosteirô, o Campo do Soutense e o Parque de Jogos Augusto José Moreira em Sanfins.

Em Julho de 1981, numa reunião do clube, foi decidido criar uma escola de patinagem e iniciação ao hóquei em patins por iniciativa de Fernando “Quintino”. Para o efeito foi assegurada a colaboração do técnico Fernando Azevedo, antigo praticante da A.D. Sanjoanense.

As escolas de patinagem e a modalidade de hóquei em patins do então designado Texas Futebol Clube tiveram o seu início no dia 1 de Setembro de 1981 no ringue da Vila Nova, no lugar do Cavaco, na Vila da Feira. Os primeiros impulsionadores desta modalidade foram os dirigentes Fernando “Quintino”, Fernando Sousa, José António Almeida, Dinis Castro Ferreira, Ernesto Brandão “Nestinho”, Domingos Sousa, Daniel Ferreira das Neves, Manuel Almeida, Domingos Oliveira “Mingas”, Manuel Reis, Luís Alberto Higino e Manuel Ferreira.

O clube desde a sua fundação em 1972 até á data da escritura da constituição em 1982, teve os seguintes presidentes oficiosos: 1972/1975 – Fernando Sousa, 1975/1976 – Manuel Maia, 1976/1977 – Rufino Ribeiro, 1977/1978 – Eduardo Vidigueira, 1978/1979 – Domingos Sousa, 1979/1980 – José Resende, 1980/1981 – Fernando Santos “Quintino”, 1981/1982 – António Rocha.

Em 6 de Maio de 1982 efetuou-se a escritura de constituição da coletividade com a denominação de Texas Futebol Clube da Feira. A escritura só foi efetuada dez anos após a fundação do clube porque se pretendeu competir a nível federativo em hóquei em patins. O Texas Futebol Clube da Feira ficou com a sua sede registada no lugar do Seixo na Vila da Feira. No Segundo Notário da Feira, compareceram como outorgantes: António Fernando Monteiro dos Santos “Quintino”, Rufino Marques Ribeiro, Américo Gomes da Silva, Agostinho dos Santos Pinho, David da Cruz Ferreira, Fernando Correia de Sousa, António de Lima Barros, Manuel Ribeiro Giesteira e Armando Luís Correia Valente.

Os primeiros 22 atletas federados do clube nesta modalidade foram inscritos em Outubro de 1982 na Associação de Patinagem do Porto. Os atletas inscritos nos escalões de Iniciados e Infantis foram os seguintes: Augusto Santos, Daniel Lamoso, Alfredo Bastos, Carlos José, José Pina, António José, Mário Resende, Manuel Augusto Lourenço, Augusto José Reis, Miguel Teixeira, Renato Oliveira, Nuno Teixeira, Luís Miguel Pereira, Rui Reis, Pedro Gil Ferreira, Rui Miguel, Tiago Almeida, Filipe Ferreira, António Filipe, Miguel Tavares, Manuel Augusto Ribeiro e Vítor Carneiro.

Estes dados foram retirados das “Páginas Verdes e Amarelas do Clube Académico da Feira” da autoria de Silva Martins e publicado em Dezembro de 1992.

Os primeiros dois jogos oficiais do Texas, em hóquei em patins, realizaram-se em 17 de Outubro de 1982 no pavilhão da Académica de Espinho com a equipa da casa, nos escalões de Iniciados e de Infantis. Assim, a contar para a 1ª jornada dos campeonatos da Associação de Patinagem do Porto, da época de 1982/83, em Infantis: A.A. Espinho – Texas 7-5 e em Iniciados: A.A. Espinho – Texas 6-0. Faziam parte da equipa de Infantis os atletas Rui Miguel, Rui Reis, José Reis, Pedro Gil, Miguel Teixeira Santos, Tiago Almeida, Renato Oliveira, Luís Miguel Pereira, Nuno Teixeira e Miguel Tavares. Faziam parte da equipa de Iniciados os atletas José Pina, António José, Augusto Azevedo, Daniel Lamoso, Vítor Carneiro, Carlos José, Mário e Manuel Augusto. Nesta altura os treinos e os jogos em casa do clube eram efetuados no Pavilhão do C.D.C. São Paio de Oleiros. O clube também utilizou para treinos os pavilhões do antigo Liceu da Feira e do União de Lamas e para jogos o Pavilhão do União de Bancos Portugueses, em Vila Nova de Gaia, aqui numa altura em que a sede do clube foi deslocada para Grijó.

Só em Outubro de 1984 o clube passou a utilizar finalmente o Pavilhão Municipal da Lavandeira, na Vila da Feira, depois da finalização das obras do mesmo.

Em 3 de Janeiro de 1985 foi alterada em escritura a denominação da coletividade, que se passou a designar Clube Académico da Feira. No Primeiro Cartório da Feira compareceram como outorgantes: Fernando Correia de Sousa, Manuel Ferreira Reis, Domingos Gomes de Oliveira, José António Azevedo Brandão, Américo Silva Soares, Manuel Soares de Almeida, Artur Gomes Valente, José Luís Dias de Jesus e Manuel Albano Pereira Valente.

Em 1987, depois de muita polémica, a modalidade de hóquei em patins do clube transitou da Associação de Patinagem do Porto para a Associação de Patinagem de Aveiro. Por escritura de 18 de Janeiro de 1988, o clube repôs a sua sede no lugar do Seixo, na agora cidade de Santa Maria da Feira.

Em 1988, na passagem do 16º aniversário, o clube organizou um grande festival desportivo e cultural.

Os primeiros presidentes da direção do clube depois de efetuada a escritura de constituição foram os seguintes: 1982/1984 – Fernando Santos “Quintino”, 1984/1986 – Fernando Sousa, 1986/1988 – Fernando Santos “Quintino”.

Silva Martins seria eleito presidente da direção do clube em Junho de 1988 para o biénio 1988/90, renovando o mandato na época 1990/91.

Entretanto o Académico da Feira conquistou os seus dois primeiros títulos distritais nas camadas jovens na Associação de Patinagem de Aveiro.

Campeões Distritais de Juvenis, época de 1988/89: Fernando Moreira “Nani”, Bruno Reis, Tiago Amorim Almeida, Rui Reis, Gabriel Silva, Filipe Sá, Pedro Gil Ferreira, Tiago Almeida e Pedro Fardilha. Treinador: Licínio Barros.

Campeões Distritais de Juniores, época de 1989/90: Augusto José Reis, Bruno Reis, Tiago Amorim Almeida, Miguel Teixeira, Luís Miguel Pereira, Alcides Santos, João Carlos Higino, Rui Reis, Filipe Sá, Gabriel Silva, José Silva “Beto”, Marco Ferreira e Tiago Almeida. Treinador: Licínio Barros.

Em 1989/90 foi criada a primeira equipa de seniores de Hóquei em Patins. A estreia da equipa de seniores foi em 11 de Outubro de1989, no Pavilhão da Lavandeira em Santa maria da Feira, em jogo a contar para o Torneio de Abertura da Associação de Patinagem de Aveiro, em que o Académico da Feira foi derrotado por treze a zero pela Sanjoanense. Neste jogo pelo Académico da Feira alinharam Carlos Madeira, Vítor Carneiro, Carlos Sá, António Oliveira, José Godinho, Augusto José Reis, Norberto Santos, José Oliveira e Daniel Lamoso. A estreia do Clube Académico da Feira na 3ª Divisão Nacional, na mesma época de 1989/90, foi em Oliveira de Azeméis ante o Escola Livre com uma derrota por 7-2, jogo realizado em 20 de Janeiro de 1990.

Em Setembro de 1991 António Ferreira Lino foi eleito presidente da direção do Clube Académico da Feira para o biénio 1991/93.

Na época de 1991/92 o clube sagrou-se Campeão Nacional da 3ª Divisão de Hóquei em Patins, subindo pela primeira vez à 2ª Divisão Nacional. Campeões Nacionais: José Pina, Fernando Moreira “Nani”, Rogério Monteiro, Rui Reis, Tiago Almeida, João Ferreira, Daniel Lamoso, Justino Cavadas, Armando Santos, Miguel Teixeira, José Leite, Luís Miguel Pereira e Alcides Santos. O treinador era Fernando Faria.

Em 1992 arrancou a modalidade de Atletismo no clube. O clube foi o organizador das duas primeiras edições da Corrida do Castelo em 1998 e 1999 em Santa Maria da Feira.

Em Junho de 1993, Carlos Madeira foi eleito o novo presidente da direção do clube.

Em Novembro de 1994 Manuel Sousa e Silva assumiu o cargo de presidente do clube.

Nas épocas de 1994/95 e de 1995/96 a equipa principal de hóquei em patins obteve dois brilhantes terceiros lugar na 2ª Divisão Nacional, Zona Norte.

Em Junho de 1996 foi eleita uma nova direção presidida por Paulo Portela para o biénio 1996/98.

Em 1996 foi apresentada a primeira equipa feminina de hóquei em patins do clube.

Na época de 1996/97 o Académico da Feira sagrou-se Campeão Distrital de Juvenis e teve uma prestação brilhante no Campeonato Nacional de Juvenis, tendo obtido o 2º lugar na Zona Norte e o 4º lugar na fase final nacional. Esta equipa do Académico da Feira esteve na discussão do título nacional até perto do final da prova. Jogadores: Diogo Silva, Paulo Santos, Luís Pinto, André Sousa, Pedro Santos, Frederico Saraiva, Diogo Carvalho, Rui Carvalho, Chico Barreira, Rolando Almeida, Nuno Pinto, Paulo Oliveira e Nelson. O treinador era Miguel Teixeira.

Em Junho de 1997, integrado nas comemorações dos 25 anos, o clube organizou no Pavilhão da Lavandeira um grande torneio de Hóquei em Patins com 24 equipas de diversos pontos do país, em todos os escalões jovens e feminino, exibições de patinagem artística, também um torneio de futebol amador e uma prova de atletismo em Santa Maria da Feira.

Em Outubro de 1998 foi eleita uma nova direção para o biénio 1998/2000, tendo sido eleito António Guimarães Ferreira como novo presidente.

Em 1998 arrancou uma nova modalidade, o Ténis, tendo o clube organizado alguns torneios nos courts da Lavandeira.

Em Junho de 2000, Ângelo Campos assumiu a presidência de uma renovada direção, iniciando um mandato para o biénio 2000/2002, renovando o mandato em 2002/2004.

Na época 2001/02 a equipa principal de hóquei em patins do Académico da Feira subiu à 2ª Divisão Nacional. O treinador era Paulo Azevedo.

Em Maio de 2004 António Manuel Farias assumiu a presidência da direção do clube para o mandato de 2004/06.

Em 2004 o clube arrancou com a modalidade de Futsal. Na época de 2004/05 participou no Campeonato Distrital da 2ª Divisão, Zona Norte, subindo logo no primeiro ano à 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Aveiro.

Em Maio de 2006 o dirigente da equipa feminina Amadeu Pinto, foi eleito o novo presidente da direção do Clube Académico da Feira. Inicialmente eleito para o mandato de 2006/08, mas que depois se tornaria o presidente mais longo da história do clube, tendo-se mantido no cargo até 2020.

Em 6 de Abril de 2007 o Clube Académico da Feira assinalou o seu 35º aniversário com 24 horas consecutivas a patinar no Pavilhão da Lavandeira.

Em 2008 o Ténis renasceu no clube como ETCAF mantendo em atividade vários escalões etários nos courts do Parque Desportivo da Lavandeira em Santa Maria da Feira, que em 2012 foram valorizados com iluminação artificial.

Em 2010 o Clube Académico da Feira foi reconhecido como Instituição de Utilidade Pública.

Em 2015 arrancou uma nova modalidade no clube, o Taekwondo, que movimentava a sua actividade no Pavilhão da Lavandeira.

Em 7 de Março de 2020 realizou-se o lançamento da primeira pedra do Complexo de Ténis e Padel do Clube Académico da Feira na Urbanização de Santo André, Santa Maria da Feira, para o projeto CAF Ténis, iniciado nos courts da Lavandeira na segunda metade de 2015. O novo espaço em Santo André seria inaugurado oficialmente em 17 de Abril de 2021.

Em Julho de 2020, foi eleita Madalena Penedos Fernandes como a nova presidente do Clube Académico da Feira.

Na época de 2019/2020, o Académico da Feira seguia no 1º lugar da Zona Centro da 3ª Divisão, quando o campeonato foi interrompido devido à pandemia. Posteriormente em Setembro de 2020 venceria o Torneio de Apuramento de acesso à 2ª Divisão, assegurando e confirmando assim a subida à 2ª Divisão Nacional. O treinador da equipa era Miguel Resende.

Em Dezembro de 2020 o Pavilhão da Lavandeira foi redenominado pela Câmara Municipal da Feira como Pavilhão Municipal Fernando Quintino, em homenagem a um dos principais obreiros do hóquei em patins em Santa Maria da Feira.

Na época 2020/21 a atleta Joana Teixeira foi convocada para a Seleção Nacional Feminina de seniores e disputou o Campeonato da Europa 2021, no Luso, em Portugal, convocatória repetida na época 2022/23, altura em que participou no Campeonato do Mundo 2022, em San Juan, na Argentina.

Em Setembro de 2021, Telma Silva, vogal da anterior direção, foi eleita a nova presidente do Clube Académico da Feira, renovando o mandato em Maio de 2022.

Em 2022 o Clube Académico da Feira comemorou o seu 50º Aniversário com várias iniciativas, nomeadamente um torneio de hóquei em patins em diversos escalões.

Na época 2022/23 a equipa feminina de hóquei em patins disputou a Liga dos Campeões Feminina, resultante do 3º lugar no Campeonato Nacional da época anterior.

Para além do Hóquei em Patins, em atividade, o Clube Académico da Feira teve em atividade ao longo dos anos várias modalidades: o Futebol de 1972 até 2005, a Patinagem Artística desde 1985 até à presente data, o Ténis desde 1998 até à presente data, o Atletismo de 1992 até 1999, o Futsal de 2004 a 2011 e o Taekwondo desde 2015 até à presente data.

Palmarés

O clube conquistou diversos títulos distritais em Atletismo, Ténis e Taekwondo e realizou diversos eventos e Galas em Patinagem Artística ao longo dos anos.

Títulos de hóquei em patins conquistados pelo Clube Académico da Feira:

  • Campeão Nacional da 3ª Divisão na época 1991/92.

Títulos de hóquei em patins de Campeão Distrital de Aveiro:

  • Juniores – 5 títulos distritais: 1989/90, 1995/96, 1998/99, 2002/03 e 2013/14
  • Juvenis – 5 títulos distritais: 1988/89, 1995/96, 1996/97, 2003/04 e 2010/11
  • Iniciados – 4 títulos distritais: 1993/94, 1997/98, 2007/08 e 2009/10
  • Infantis A – 5 títulos distritais: 1992/93, 1995/96, 2001/02, 2003/04 e 2005/06
  • Infantis B/Escolinhas – 3 títulos distritais: 1996/97, 1997/98 e 1998/99
  • Feminino – 3 títulos distritais: 2001/02, 2002/03 e 2004/05.
Precisa de ajuda?